Como criar um conteúdo interativo


Ganhe os seus clientes pela qualidade do conteúdo

Como criar um conteúdo interativoEntre as dicas que sempre damos aqui para que seu negócio cresça sempre está o conteúdo, criar um conteúdo de primeira e que chame a atenção dos seus leitores.

Mas como fazer isso afinal?

Está na hora de parar de falar e mostrar como se faz. Hoje vamos te dar dicas de como criar um conteúdo que ganhe a atenção dos seus clientes e assim te ajude a alavancar seu site.

Segundo um relatório realizado pela Content Marketing Institute feito em 2016 produzir um conteúdo atrativo foi o maior desafio para empresas B2B (Business to Business) e B2C (Business to Commerce) e até antes disso, em 2015, criar um conteúdo envolvente já aparecia como um desafio para as empresas.

Mas porque as empresas têm tanta dificuldade em criar um conteúdo envolvente?

Essa resposta é muito simples. É muito mais difícil atrair a atenção das pessoas publicando um simples blog post.

Veja por que:

  • Só no WordPress, uma das maiores plataformas de web sites do mundo, são publicados em torno de 65 milhões de novos posts de blog por mês;
  • A maioria das empresas publica um conteúdo muito genérico. Uma pesquisa feita pela BuzzSumo E pela Moz analisou cerca de 1 milhão de artigos e chegou a conclusão que 85,5% dos textos tem menos de 1.000 palavras.

Não quer dizer que um conteúdo pequeno, ou com pouco texto, não possa ser engajador e influente.

Mas a menos que seu conteúdo seja especial com vídeos, testes, infográficos, um texto que tenha mais palavras geralmente irá atrair mais compartilhamentos de links.

Um dos tipos de conteúdos mais populares hoje em dia é o teste.

O site mais famoso de teste é o BuzzFeed.

Como criar um conteúdo interativo

As pessoas gostam de teste, e quando o resultado é bom para o consumidor os níveis de compartilhamentos podem aumentar muito.

Segundo o BuzzSumo um artigo de teste pode chegar até 1.900 compartilhamentos. Em 2015 esse tipo de conteúdo ficou entre os mais populares do mundo.

Além do teste vamos explorar aqui outras formas de criar um conteúdo interativo. Segundo a Demand Metric um conteúdo interativo é muito rentável para conseguir compradores do que um texto passivo.

Vamos então aos tipos de conteúdos que você pode criar:

Concurso

Como criar um conteúdo interativoTodo mundo já participou, pelo menos uma vez de um concurso ou sorteio, talvez porque quisesse apenas participar, ou realmente estava afim de ganhar.

De um jeito ou de outro, concursos são sempre muito populares. E você pode usar isso como uma ferramenta para engajar o conteúdo do seu site.

A chance de se ganhar já carrega uma carga emocional muito grande, e essa é a principal essência de um conteúdo interativo, gerar emoção.

É por isso que muitas empresas usam dessa ferramenta para conseguir e-mails ou até mesmo mais acessos.

A Appsumo conseguiu mais de 700 mil novos assinantes para lista de e-mail, apenas realizando um sorteio.

Embora o concurso / sorteio, seja uma forma extremamente eficiente de chamar a atenção das pessoas para seu site.

Seja cauteloso.

Procure agradar as pessoas que realmente se interessam ou ficarão interessadas com o conteúdo que você oferece.

Não sorteie um iPhone só porque todo mundo quer um, procure usar recompensas que irão atrair seu público alvo.

Mesmo que seu negócio esteja começando é possível que você consiga patrocinadores para doarem itens para seu concurso.

Depois disso crie uma atmosfera de urgência, faça com que os participantes se inscrevam o mais rápido possível.

Os melhores tipos de concurso são aqueles que incentivam o participante a criar algo, uma frase, um texto, uma ilustração, um vídeo. O que puder atender as necessidades do seu negócio.

Quando as pessoas se dedicam ao seu concurso elas criam uma afeição, uma ligação com sua marca.

A divulgação é a peça chave aqui. Não adianta nada ter um bom concurso, que estimule seus clientes, com um prémio excelente e o apoio de patrocinadores, se as pessoas não ficarão sabendo dele.

Por isso: Divulgue.

Use a sua lista de e-mail para isso.

Não tem uma lista de e-mails? Ou não sabe como aumentar seu número? Clique aqui e leia a matéria onde falamos sobre e-mails marketing.

Se você estimular o compartilhamento, e até mesmo usar isso como parte do concurso, pode experimentar uma virada no seu sorteio.

Se você usa a plataforma do WordPress o plugin de sorteios da KingSumo pode te ajudar a criar o primeiro sorteio e é possível exportar, posteriormente, os endereços de e-mail que coletou.

Faça uma transmissão ao vivo

O Facebook, a maior rede social do mundo, habilitou a ferramenta de transmissões de vídeo ao vivo em dezembro de 2015.

A resposta foi tão positiva que a rede social passou a encarar as transmissões como um conteúdo a parte.

O coração das redes sociais está no fato de ser em tempo real, você pode usar desse artifício, e do medo que as pessoas têm de perder algo e realizar uma transmissão ao vivo.

Autores de livros tem usado essa ferramenta para divulgar suas criações e tem conseguido um engajamento surpreendente.

Como criar um conteúdo interativo

O blogueiro motivacional Mark Manson, durante o lançamento de seu novo livro, realizou uma transmissão ao vivo lendo trechos do livro e recebeu 29 mil visualizações.

Dias antes do evento Manson enviou um e-mail para sua lista dando instruções de como seria a transmissão e ela acabou sendo um sucesso.

Mas o Facebook não é a única rede social onde é possível realizar uma live, o snapchat e futuramente o instagram estão entrando na jogada.

O YouTube Live também é uma ótima ferramenta que você pode testar, o que importa aqui afinal é que você escolha a plataforma que mais lhe agrada e que irá lhe render maior rentabilidade. Vale testar todas antes de chegar a um veredito final.

Webinars também são uma ótima forma de conseguir um engajamento maior para sua página ou para sua empresa.

Webinars são, basicamente, vídeos de uma hora ou duas de duração. Faça uma divulgação da sua transmissão e domine o assunto que você irá falar.

Mesmo um Webinar fraco rende até 5% de conversão. Os que estão mais bem preparados conseguem alcançar a marca de 20%.

Faça um teste usando a ferramenta das transmissões ao vivo, se perceber que está gerando um bom engajamento, tente fazer um webinar.

Faça um Quiz

Esse tipo de conteúdo é ótimo para levantar o astral do seu público, além de estimular o compartilhamento.

O Quiz.

O BuzzFeed, voltamos a falar dele, sabe como ninguém que um quiz pode ser usado para gerar um fluxo enorme de compartilhamento.

Não tenha medo de criar um quiz, por mais esquisito que ele seja.

Mas será que funciona?

Sem dúvida!

Como criar um conteúdo interativo

Em 2014 uma pesquisa feita pela BuzzSumo analisou mais de 100 milhões de artigos, entre os 10 mais acessados, 8 eram quizzes do BuzzFeed.

Os quizzes fazem tanto sucesso porque são um tipo de conteúdo que as pessoas se identificam, elas adoram compartilhar traços da sua personalidade com amigos.

Por isso, tente ainda hoje criar um quiz.

Mas como fazer isso?

Muito simples. Procure pegar os seus textos antigos que fizeram mais sucesso e transforme eles em quizzes. Capriche e publique.

Outras formas de você criar um quiz:

  • Destaque um aspecto único do usuário, prefira uma característica física;
  • Faça perguntas divertidas e curtas;
  • Entregue o resultado de forma instantânea e estimule o compartilhamento nas redes.

Invista em infográficos

Infográficos são uma ótima forma de gerar fluxo, ajudam o leitor a entender melhor o assunto, quando este é muito complexo.

Mas esse tipo de conteúdo ficou saturado.

Por isso você precisa fazer diferente.

Como criar um conteúdo interativo

Não pode simplesmente disparar as informações no site de forma ilustrada e esperar que isso gere tráfego.

Você pode fazer isso de forma muito mais divertida e que irá gerar uma sensação agradável aos seus leitores.

Gifs, arquivos de áudios, vídeos,.

Outro tipo de conteúdo interativo que tem feito sucesso são os mapas.

Procure no Google: Esse mapa mostra (ou em inglês: This map shows) e selecione a aba notícia.

Hoje em dia, mapas, são uma ótima forma de construir um conteúdo interativo e atrair links, building e cobertura de mídia.

Criar um conteúdo interativo é uma ótima forma de diminuir a taxa de rejeição e criar um vínculo maior com seu público alvo.

Dessa forma procure usar algumas das dicas que apresentamos acima, assim você poderá caminhar para a direção certa.

Agora é com você, crie, imagine e reinvente seu site de uma forma que seu conteúdo seja a sua maior ferramenta para gerar fluxo.


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