Como conseguir seguidores no Instagram?


Saiba como explorar mais essa forma de gerar fluxo

O Instagram é uma rede social que já está entre nós há muito tempo. De uns tempos para cá sofreu muitas mudanças, se você já leu algum artigo que te ajude a gerar fluxo no Instagram talvez esteja na hora de buscar novas dicas.

Instagram

Antiga logo / Nova Logo

A rede social está totalmente diferente hoje em dia e há muitos recursos novos a serem explorados. Por isso vamos te dar algumas dicas de como fazer com que o seu perfil, ou o perfil da sua empresa, seja visitado e assim consiga muitos seguidores.

Ter seguidores, curtidas, menções e mais significa que você está se engajando de forma profunda, a sua interação com seu público. Você está se conectando com eles de uma forma que realmente importa.

 

O novo Instagram

 

Se você ainda não conhece a plataforma, mas entende a importância que ela pode ter para seu negócio, é necessário antes de tudo ser apresentado a algumas características da rede social.

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos. Foi criada em 2010 e chegou ao mercado como um aplicativo grátis. Haviam outros aplicativos de fotos, mas o Instagram se destacou e cresceu.

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Em 2012 seu crescimento estava tão evidente que o Facebook adquiriu a plataforma por 1 bilhão de dólares.

Em 2016 o Instagram já relacionava mais de 500 milhões de usuários ativos por mês.

A rede social realmente não tinha nada de especial. Você tirava uma foto, colocava um filtro e compartilhava com seu pequeno número de seguidores.

Porém isso já não pode se dizer do novo Instagram.

Quando o Snapchat começou a fazer sucesso e aplicativos como o próprio Instagram começaram a ficar de lado, outros aplicativos tiveram que correr e começar a usar o recurso do vídeo.

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Outra novidade que apareceu no Instagram foi a facilidade de se editar as fotos. Ao invés de se limitar apenas aos filtros pré-definidos pelo aplicativo, agora você pode criar seus próprios filtros.

Você também pode postar histórias. As histórias aparecem no topo do feed dos seus amigos e ficam ali por 24 horas.

Se quiser você também pode enviar uma história para alguém específico e apenas essa pessoa verá. Outros recursos ainda estão em desenvolvimento no aplicativo, como a transmissão ao vivo.

O objetivo deste texto é te ajudar a conseguir seguidores, conforme for mexendo no Instagram vai aprender a suas funções com certeza.

Separamos 8 passos que farão com que o seu perfil seja visto, seguido e citado na rede, o que irá gerar fluxo para você ou sua empresa.

 

1 – Otimize seu perfil para conseguir o máximo de seguidores.

 

O primeiro passo é criar um perfil que gere interesse nas pessoas, elas precisam sentir vontade de seguir você.

Um ponto importante. A sua foto, o seu nome, o nome do perfil e a sua descrição funcionam como a porta de entrada do seu Instagram. As pessoas irão ver, ler e visitar o seu site.

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Se você é novo no Instagram o processo de criação será guiado pelo próprio aplicativo. Se você já tem um perfil pode fazer as alterações necessárias.

Coloque seu próprio nome e não invente muito quando for escolher seu user name, tente usar termos simples e que seja fácil de lembrar.

Na descrição não invente muito, o mais indicado é usar palavras soltas, sobre o que você faz ou que tipo de serviços sua empresa oferece.

Se tiver um site coloque o endereço. Uma pesquisa mostrou que cada vez mais as pessoas têm usado as redes sociais como o Facebook e Instagram para encontrar locais e serviços.

Procure deixar o seu perfil o mais informativo possível, mas sem exageros.

Evite emojis e palavras informais demais, seja profissional, direto e claro. As pessoas estão ali para conhecer a sua empresa e não buscando por uma auto-biografia.

 

2 – Gere um conteúdo interessante que chame a atenção das pessoas.

 

O Instagram é uma rede social de fotos. Aqui você vai precisar criar um conteúdo que seja interessante para o público que quer atingir.

Existem algumas dicas de como fazer com que as suas publicações sejam vistas.

 

Poste fotos originais

 

Ninguém vai querer ver fotos que já estão rodadas na internet ou que são compradas. Poste as suas fotos, seja original.

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Tenha certeza de que são relevantes

Sempre que postar uma foto pense no seu público alvo e reflita se esse tipo de conteúdo agrada ao seus seguidores.

 

Adicione sua localização

 

Quando você adiciona uma localidade à sua postagem ela será mais vista. Isso acontece porque a sua foto “está” naquele lugar. Sempre que alguém pesquisar por nesta região, seu post irá aparecer.

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Com a ajuda do seu GPS o próprio aplicativo pode determinar onde você está, mas há também a possibilidade de pesquisar por uma localidade se preferir.

Sempre escolha um lugar popular, para que seu post tenha mais visibilidade.

 

3 – Acrescente uma legenda grande

 

Essa parte é muito ignorada no Instagram, você pode compartilhar um conteúdo inteiro nas legendas da foto, é possível escrever até 2.200 caracteres. É bastante coisa.

O Instagram porém irá mostrar apenas três linhas do seu conteúdo no feed dos seguidores, mas não faz mal, se conseguir chamar a atenção em apenas 3 linhas já obteve sucesso.

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A única dificuldade que há nessa etapa é que o Instagram não permite que se quebre linhas, mas você pode escrever o conteúdo em outro documento, como o docs do Google ou o Notes no iMac e depois colar na legenda da foto.

Não se esqueça de verificar a ortografia.

Você precisa começar com uma boa imagem, mas apenas isso não é suficiente, todo mundo faz isso, você precisa agregar valor a sua publicação, dessa maneira as pessoas irão curtir e comentar as suas fotos.

 

4 – Adicione hashtags

 

Você pode usar o Instagram todos os dias, e postar mais de uma foto, mas se não estiver usando hashtags seu público não vai crescer.

Hashtags te dão visibilidade. Usuários da rede social viagem pelas hashtags como se estivem mudando de canal na tv, eles pulam de hashtags para hashtags mas acabam parando em algum usuario interessante.

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Mas afinal quais eu devo usar?

 

Se você usar as que todo mundo usa como: #happy, #selfie e coisas do tipo, você será visto, mas não vão parar no seu perfil.

O objetivo é fazer com que seu perfil chame a atenção de pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

Então aqui vão algumas dicas de como conseguir isso:

  • Adicione hashtags nos comentários, e não nas fotos
  • Isso ajuda em vários fatores.

Primeiro porque fica menos poluído. A legenda da sua foto deve ser limpa e bem organizada, agradável aos olhos e de fácil leitura, hashtags costumam confundir a leitura.

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Segundo, sua legenda fica distinta. Entenda, hashtags não servem para que as pessoas leiam, são para que achem você.

Terceiro. Você pode acrescentam mais se precisar, mesmo se gastar todo o espaço com o conteúdo, não se preocupe, você tem mais nos comentários.

 

Não faz mal acrescentar uma hashtag generalizada

 

Não perca tempo e vá em frente use uma hashtag generalizada. Porém, ela precisa ser de acordo com sua área de atuação.

Quando você faz isso o próprio aplicativo já te mostra algumas que são bem populares, e você não precisa saber qual é mais usada, há uma contagem de quantas vezes ela foi usada ao lado.

Adicione o máximo dessas hashtags, desde que sejam relevantes. Fazer isso lhe dará uma noção maior de quais usar, quando usar e onde usar.

 

Use 30 hashtags

 

Quantas você deve usar?

Bom há uma regra para isso: não menos que 5 e não mais que 30.

Porque não mais que 30? Se você usar mais que 30 hashtags o Instagram não permite que você faça a publicação.

 

5 – Crie um cronograma de postagem

 

Se você não faz postagem não não há motivo para ser seguido.

Você precisa criar um cronograma de postagens. O mais ideal é:

  • 1 – 2 fotos por dia;
  • Faça de 5 a 30 histórias por dia;

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1 – 2 fotos por dia

 

Há uma relação entre as postagens que você faz com o número de seguidores que você tem.

Então porque você deve postar todos os dias? Isso irá te render visibilidade e mais seguidores.

E não se limite apenas à fotos, faça como o perfil da Nike e poste vídeos também. Você pode conseguir mais visualizações com os vídeos.

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Faça de 5 a 30 histórias por dia

 

São muitas histórias, disso nós sabemos.

Mas essas postagens são mais fáceis de fazer. As suas histórias serão postadas como uma playlist, direto e em sequência.

Mesmo que cada vídeo dure cerca de 15 segundos você pode fazer com que as histórias façam sentido e se liguem umas com as outras, assim você terá um vídeo maior.

 

6 – Localize os seus usuários-alvo e comece a segui-lós

 

Até aqui tudo o que vimos foi uma mera introdução, mas não se desespere, seguindo as dicas acima você conseguirá uma média de 20 seguidores por dia, ou até mais que isso.

Esse número só irá crescer, na primeira semana seguindo os passos acima você, até o final da semana, terá pelo menos mais 5 seguidores. Com o passar do tempo essa velocidade vai aumentar.

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Mas chegou a hora de acelerar mais.

A partir daqui vamos ver como identificar seu público alvo e conseguir uma multidão de seguidores.

 

Localize seus concorrentes

 

Quem são os usuários que fazem parte do seu nicho de negócio e quais são populares?

Encontre-os e comece a seguir os seguidores deles. Veja como é fácil:

  • Clique no ícone de pesquisa;
  • Clique na barra de busca;
  • Deslize para tags;
  • Procure por um tag que seja relevante no seu ramo;
  • Você pode experimentar diversas tags;
  • Explore também as tags relacionadas;
  • Clique em um post superior que usa essa hashtag;
  • Certifique-se que esse perfil tem muitos seguidores (regra: ele precisa ter mais seguidores do que está seguindo);
  • Clique no número de seguidores;
  • Comece a seguir esses seguidores.

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7 – Siga pelo menos 50 pessoas por hora

 

O Instagram possui um sistema de segurança que impede que um perfil possa seguir muitas pessoas como o objetivo de fazer com que não se torne um compartilhador de spam por exemplo, ou de conteúdo que os usuários não querem ver.

Ninguém sabe qual é o número limite, parece estar entre 7.000 e 7.500 pessoas.

Pode ser que demore um pouco para que você alcance essa marca. O que fazer então?

Siga pelo menos 50 usuários por hora. Se você conseguir seguir esse número de pessoas a cada hora muitos desses perfis irão seguir você de volta e isso vai te render mais alguns novos seguidores.

E você pode fazer esse processo em poucos minutos. Se conseguir fazer isso pelo menos a cada hora pode ter certeza que terá muitos seguidores até o fim do dia.

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8 – Torne-se um usuário ativo

 

O Instagram é mais que uma rede social, é uma comunidade de pessoas que estão ali compartilhando histórias de vida e seu dia a dia, agregando valor, aprendendo e ensinando.

Para se tornar um membro ativo do Instagram você precisa seguir alguns passos simples:

  • Se alguém lhe seguir, siga de volta. Evite apenas contas que são Spam;
  • Se alguém comentar a sua foto, responda, use o @ para marcar o perfil;
  • Curta as fotos que usam as hashtags que te interessam;
  • Comente as fotos que usam hashtags que tem seu interesse;
  • Envie mensagens para pessoas que agregam algum valor ou que você desperte interesse;
  • Em uma foto marque usuários que você conhece pessoalmente ou que desenvolveu um relacionamento pelo Instagram;
  • Faça perguntas ou incentive comentários em suas postagens.

Há uma diferença entre uma pessoa que apenas posta suas fotos no Instagram e aqueles que participam dessa comunidade. Seja um participante.

 


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