IOS x Windows


A guerra entre as marcas Apple e Windows é antiga e não se espante se ouvir alguém dizer que um é cópia do outro. Essa guerra tem sido travada a muitos anos pelos idealizadores das duas marcas, Steve Jobs do lado da Apple e Bill Gates com a Microsoft. Sem a menor sombra de dúvida o sistema operacional da Apple o MAC OS é a menina dos olhos do Steve Jobs e o Mac é o carro chefe da empresa. O Windows chegou logo depois com um sistema mais simples e mais acessível aos usuários.

apple_0003microsoft_0001

Essa briga teve uma pequena pausa quando Jobs resolveu fazer um trato com Gates. A Apple passava por dificuldades financeiras na época e precisava de investimentos para continuar o projeto do Macintosh, essa parceira rendeu milhões de dólares e o pacote Office, hoje disponível nos dois sistemas.

Mas a pergunta que fica é… qual é o melhor sistema? Será que mesmo com toda a soberania que a Apple consegue carregar ela ainda pode ser melhor que a Microsoft? É o que vamos descobrir.

Antes de tudo é necessário dizer que nunca teremos um vencedor afinal. As duas empresas são muito competentes nos seus serviços e os produtos são muito completos e oferecem o que os usuários procuram. Há, é claro, vantagens que uma tem e outra não, e são essas diferenças que vão ditar o mercado. Essas vantagens a mais que uma marca oferece em comparação a outra é que faz a distinção do consumidor, é o que faz um gostar mais de uma marca e até usar a outra, mas não gostar muito. E são essas diferenças e vantagens que vamos abordar aqui.

APPLE

Steve Jobs

A Apple em 24 de Janeiro de 1984 lançava o primeiro Macintosh, com isso a empresa alancava a marca e deixava ela mais conhecida. Com o passar dos anos a empresa só cresceu, sempre buscando inovar e fazer o novo. Steve Jobs sempre incentivava seus funcionários a abrir suas mentes e soltar a criatividade quando o assunto fosse designer e tecnologia. Conhecido também pelo seu jeito intolerante e rigoroso Jobs colocou a marca entre uma das melhores do mundo e hoje, graças a esse esforço a Apple está entre as maiores empresas de tecnologia do mundo.

MICROSOFT

bill gates_0001A empresa foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. O que lançou a empresa no mercado foi o Sistema Operacional Microsoft Windows 1.0, o que gerou grande discussão entre a empresa e a rival Apple que inclusive processou a empresa por plágio do Lisa, Sistema Operacional da Apple. Desde então a Microsoft foi crescendo no mercado, Bill Gates participava ativamente dos projetos e com o lançamento do pacote Office a empresa se firmou no mercado e chegou até a fazer uma aliança com a Apple.

IOS X WINDOWS

SEGURANÇA

Os usuários de Windows temem o tempo todo o risco de vírus, enquanto os adeptos à maçã se gabam de que os vírus quase não existem nos computadores. Mas será que o MAC é realmente à prova de vírus? A grande diferença está que nos computadores Apple, e nos iPhones também, para instalar qualquer aplicativo é necessário digitar sua senha de administrador, ou seja, nenhum aplicativo ou programa é instalado sem que você fique sabendo. Essa ferramenta se chama Unix e é particularidade dos usuários da Apple.

Porém as brechas no sistema de segurança, segundo uma pesquisa realizada, mostrou que houve um aumento nas brechas do sistema de segurança da Apple de 228% nos últimos anos, enquanto do outro lado o crescimento na segurança no Windows foi considerável. A Microsoft teve uma melhora na segurança de seus computadores de 73%. Mas porque os computadores Apple são pouco atacados? Simples. O público alvo é muito menor, se um vírus atacar os computadores da Microsoft estarão atingindo 88,14% dos usuários de computador.

APLICATIVOS

Nem só de MAC viverá o homem. Já que 80% dos usuários são donos de computadores com Windows é de se esperar que os programas sejam mais voltados para essa plataforma. É um fato inegável que o MAC é uma ótima escolha para Designers, Publicitários, fotógrafos e etc. Então você vai encontrar mais programas voltados para a plataforma da Apple. Porém há programas equivalentes, e alguns até melhores, para Windows. Resumindo. Há muito mais aplicativos para Windows pelo simples fato de se ter mais usuários.

GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS

 

De um lado o Finder do outro o Explorer os dois com o mesmo objetivo, organizar seus arquivos no disco rígido, mas a diferença está em como fazer isso. Os dois meios são muito parecidos em si, os dois mostram quatro opções de visualização, os dois dão a opção de verem pastas por hierarquia, os dois são fáceis de usar. Mas se tivesse que escolher qual é melhor. O Windows sairia ganhando.

BUSCA

As vezes acontece de perdermos um arquivo dentro do computador, “onde foi que eu salvei afinal?”. E é pra isso que essas ferramentas existem. No IOS Spotlight no Windows Pesquisar. No Mac o Spotlight busca arquivos não só no computador em si mas no iCloud também, serviço de armazenamento em nuvem. Enquanto o Pesquisar do Windows só procura por aquivos que estejam no computador. Dessa vez a Apple saiu ganhando.

ESTABILIDADE

Os usuários de Windows sofrem com o medo constante da Tela Azul da Morte, apelido dado para a tela de informações quando há muitos picos de lentidão. Mas será que os computadores da Apple não travam? O sistema todo talvez não pare totalmente é verdade, mas com certeza a bolinha colorida vai aparecer algumas vezes. Mesmo com a diminuição da aparição da Tela Azul nas últimas atualizações ainda sim o IOS trava menos que o Windows.

RESUMINDO

Os dois sistemas tem suas vantagens e desvantagens, é importante apenas saber quais serão os fins e o que pretende fazer com o computador, pense nisso e aí sim escolha qual sistema vai te atender melhor. Do que adianta gastar um valor muito alto comprando um MAC se o que você vai fazer poderia ser feito em um Windows e economizar? 


PLANOS MENSAIS A PARTIR DE

conte-nos sobre o seu projeto!

Se você está interessado em trabalhar conosco,
envie-nos os seus contatos e conte sobre o seu projeto.

Fale Conosco