O que é podcast?


Como usar o podcast para gerar fluxo

 

O que é podcast? Como ele pode ajudar a sua empresa a se adaptar ao mercado e poder gerar fluxo para seu negócio? Com esse artigo você saberá como essa nova ferramenta pode te ajudar a ter sucesso no mercado.

Podcast

Em 2007 a moda dos blogs veio à tona, todos tinham um, e os artigos em texto dominavam a internet e estavam gerando conteúdo para a mesma.

Porém o cenário atual é totalmente diferente. Isso não quer dizer porém que o conteúdo em texto esteja ultrapassado, o que está acontecendo porém é uma renovação no jeito de se comunicar.

O podcast é um estilo de criação de conteúdo que já existe a muito tempo mas que ficou esquecido, porém, está retomando espaço e ajudando as empresas a terem uma variedade quando o assunto é criar conteúdo.

O podcast começou a fazer sucesso entre 2004 e 2005, e experimentou um caimento em 2006. Em 2016 os números porém foram surpreendentes.

Um estudo feito pela Edison Research sobre o consumo de podcasts mostrou alguns dados de um crescimento claro.

O estudo entrevistou algumas pessoas e 55% delas informou que sabem o que é um podcast, e que 36% delas ouviu ou ouve um podcast.

O que é um podcast?

Podcast

Sabemos que a internet tem renovado a sua maneira de se relacionar com as pessoas. A Tv está perdendo audiência para o Youtube e serviços de streaming como o Netflix.

Os veículos de comunicação também estão se modernizando e criando plataformas digitais de suas próprias edições, como os jornais, revistas, e até mesmo o rádio.

Se você tem o interesse de criar um programa que seja informativo e até mesmo engraçado, precisa entender melhor o que é um podcast.

Mas o que é um podcast afinal?

PodcastPodcasts são programas de áudio em que o usuário tem acesso através de um feed RSS onde ele pode ouvir online.

Mas há também a possibilidade de fazer o download para um aparelho, como celular, tablets, computadores e aparelhos de mp3.

O termo Podcast surgiu junto com o iPod, quando se descobriu que era possível transferir esses arquivos de áudio disponíveis através das RSS para o iTunes.

Essa nova forma de transferir arquivos foi chamada de podcasting.

Quando se tem a possibilidade de oferecer uma interação através da voz com a mesma intensidade que um blog, cria-se uma ferramenta excelente de geração de fluxo.

Junte isso com a facilidade de ouvir online ou até mesmo baixar e assim não gastar seu pacote de dados, e a facilidade e comodidade de ouvir a hora que quiser da forma que quiser, e você terá uma ferramenta de criação de conteúdo excelente.

A periodicidade de publicações não precisa ser muito rígida, mas assim como qualquer outra forma de conteúdo é muito importante fazer com que o seu podcast tenha um dia específico para sair, quando fizer sucesso, seus ouvintes ficarão ansiosos pelo próximo episódio.

É muito interessante sempre convidar alguém que seja uma referência na sua área de atuação, isso agrega valor ao seu programa. As pessoas se sentirão seguras ao ouvir seu podcast.

Tenha o seu próprio podcast

Podcast

Só nos Estados Unidos o número de ouvintes cresceu 26% entre os anos de 2015 e 2016. O iTunes, a maior plataforma de hospedagem de podcast, teve mais de 1 bilhão de inscrições.

Ainda segundo o estudo da Edison Research, 21% das pessoas que participaram da entrevista ouviram pelo menos um podcast naquele mês, enquanto 13% fazem isso pelo menos uma vez por semana.

Podcast

Desse grupo que ouve algum podcast semanalmente 40% gasta em média de uma a três horas ouvindo um programa.

Porque essa plataforma é tão famosa?

O fato de que estamos sempre, e cada vez mais, muito ocupados, fez com que a popularidade do podcast se elevasse muito mais.

Quando se trata de um programa de TV ou de rádio, em que há um horário fixo, não há muito o que fazer. Mas com o podcast isso não acontece, a partir do momento que o programa estiver no ar, você pode ouvir a hora que quiser e quantas vezes quiser.

Podcast

Mas o grande diferencial do podcast é que ele não exige do público, diferente de um artigo por exemplo em que você precisa se concentrar e entender o que está lendo o podcast apenas pede que você aperte o play.

Com essa ferramenta, somada às demais que você possui, sua empresa poderá fazer com que a interação com seu público seja ainda maior e mais completa. Gerando fluxo e um conteúdo inteligente.


PLANOS MENSAIS A PARTIR DE

conte-nos sobre o seu projeto!

Se você está interessado em trabalhar conosco,
envie-nos os seus contatos e conte sobre o seu projeto.

Fale Conosco