Quem não se Comunica se Trumbica


A crise econômica atingiu todas as áreas de atuação do mercado brasileiro. A instabilidade política e a ameaça de uma possível reforma na presidência levou o país a uma divisão pública muito grande elevando o preço do dólar e aumentando a inflação, com isso o mercado e o movimento monetário para o exterior diminuiu consideravelmente. Isso faz com que os preços subam e as vendas caiam. Comerciantes, lojistas e vendedores talvez sejam os que mais sofrem com a atual crise econômica que o país passa. Porém não é apenas esse setor que tem passado por dificuldades. Os setores de prestação de serviços também tem sido afetados pela crise. Fica então a questão. Como a comunicação pode ajudar na crise?

 

crise_0001

 

Muitas empresas, sejam elas grandes ou não, de uns tempos para cá tem integrado em suas equipes um setor voltado somente para a comunicação da empresa. É esse pessoal que fica responsável pelo gerenciamento das Redes Sociais, de pronunciamentos públicos e da gestão de crise.  São eles que irão apresentar a solução para a empresa de como escapar da crise usando apenas a comunicação, interna e externa.

Para que a equipe de comunicação realize um bom trabalho é indispensável uma coisa: Informação. Não se pode fazer nada sem antes ter informações. Como dizia um ditado “Informação é poder”. A área de Comunicação de qualquer empresa precisa estar atenta ao movimento do mercado, saber o que está em alta e o que não é tão valorizado. Desse forma é possível prever gastos e investimentos,  assim tentar impedir que os danos causados pela crise, que são inevitáveis, sejam menores.

 

publicitários_0001

 

A comunicação pode ajudar também na transição de confiança para o público. É a equipe de comunicação que será a responsável em dizer para o público o que se passa na empresa. Em tempos de crise é muito importante que a empresa passe a mensagem de que ela está conseguindo vencer a crise. Não só para seu público mas para seus funcionários também. Criação de eventos, engajamento da marca, promoções, concursos, parceria com veículos de comunicação, tudo isso pode ajudar a empresa na melhora quando o assunto é crise.

O que talvez seja mais importante para que sua empresa saia da crise, ou pelo menos sofra menos com isso, é o diferencial. É necessário que sua empresa apresente algo novo. Mesmo em tempos de crise. Isso passará uma mensagem positiva ao público, mesmo com todas as dificuldades financeiras que o mercado está passando sua empresa continua investindo. Abaixar os preços pode ajudar, mas com certeza seus concorrentes também estão fazendo isso. Mais uma vez a importância de se observar o mercado entra na jogada. Observe, junto com sua equipe de comunicação, o que há no mercado, o que as empresas tem feito para buscar clientes. Ache algo novo, diferente, que chame a atenção.

 

Rocky_0001

O que todos querem no final é lucrar, e a única pessoa que pode fazer com que você consiga isso é o consumidor. A briga pela atenção deles no mercado é acirrada, perigosa e mortal. Se não estiver disposto a brigar pelo seu ganha pão, as outras empresas irão fazer isso. Em tempos de crise a situação é ruim para todos o que aumenta ainda mais a tensão e a procura por novidades para atrair o consumidor. Cabe a você buscar também essas alternativas. Uma equipe de comunicação não só será uma aliada no que diz respeito a propaganda, mas também poderá alavancar seu negócio e assim fugir da crise, afinal, quem não se comunica se trumbica.


PLANOS MENSAIS A PARTIR DE

conte-nos sobre o seu projeto!

Se você está interessado em trabalhar conosco,
envie-nos os seus contatos e conte sobre o seu projeto.

Fale Conosco